2.3.02

Ontem, o Estado de São Paulo divulgou algumas das besteiras que apareceram nas redações do último exame nacional de cursos. As reações: muitos "ahs!" e "ohs!" e - com certeza - uma matéria idiota no Fantástico de amanhã ou da semana seguinte apontando os resultados como um indicativo dos poderes estupidificantes da má qualidade das escolas.

Apesar de existirem aberrações, não acredito que a lista seja significativa. Conhecendo meus coleguinhas jornalistas, eles selecionaram aqueles erros mais idiotas e engraçados, só apra chamar a atenção do leitor. O erro mais absurdo não tem importância. O importante para o futuro da educação nacional (supondo que exista real preocupação com isto) é a curva, não os pontos fora dela.

O que acaba escapando da análise são justamente as tendências gerais. Se dez pessoas escrevem "urubú" não é nada. Se quarenta mil não conseguem um grau razoável de clareza é preocupante.

Cadê os resultados importantes, que não foram divulgados juntos?